XV Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental

Apresentação


XV Jornada CELPCYRO sobre saúde Mental

IV Simpósio CCYM

II Simpósio Internacional ABP/APAL

 

A “Saúde Mental no Mundo em que vivemos” é o tema escolhido para o nosso evento deste ano, que reunirá “experts” e palestrantes renomados para um fórum de intercâmbio de conhecimentos científicos, centrado na Depressão e na Ansiedade, transtornos mentais prevalentes em nossos dias.

É crescente o número de pessoas diagnosticadas com transtornos mentais como depressão, ansiedade, bipolaridade e o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Somam-se mais de 4oo milhões de pessoas afetadas no mundo por essas e outras condições ao redor do mundo.

A depressão, por exemplo, é a maior causa de incapacitação do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a mesma fonte, o número de pessoas atingidas por essa condição aumentou em 20% em dez anos, o que significa um sinal de alerta gravíssimo.

O Brasil tem a maior prevalência mundial de Transtornos de Ansiedade. São 18,6 milhões de pessoas sofrendo com o problema, ou seja, 9,3% da população do país.

Qualquer pessoa está sujeita a padecer de Transtornos Mentais, independentemente de sexo, orientação sexual, raça, idade, aparência, situação ou condição social. Isso desmistifica o estigma de serem “loucos” ou “diferentes” aqueles que tenham essas condições. Há, portanto, necessidade contínua de colocarmos tais questões em evidência, ampliarmos o conhecimento a seu respeito e promovermos tratamento.

A programação científica levantará questões que certamente vão instigar os participantes à troca de ideias e ao relato de experiências profissionais.

Aproveite a oportunidade de interação científica e social e venha participar da XV Jornada CELPCYRO sobre saúde mental, IV Simpósio CCYM que este ano se agrega ao II Simpósio Internacional ABP/APAL.

 

Dr.Cláudio Meneghello Martins
Presidente do Evento

Diretor Secretário da Associação Brasileiro de Psiquiatria - ABP
Presidente da Associação de Psiquiatria Cyro Martins - CCYM (Federada da ABP)
Presidente do Centro de Estudos de Literatura e Psicanalise Cyro Martins - CELPCYRO